HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CEMIC...

Ir. Paola com atendidos matutinos
CEMIC Lins recebe visita da Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola

De 13 a 15 de agosto, o Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade – CEMIC, localizado em Lins (SP) teve a honra de receber a visita de Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral enviada por Irmã Chiara Cazzuola, Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
No dia 13, reunidos na sala de música da Instituição, colaboradores, educadores e membros da Diretoria se apresentaram à Visitadora dizendo quem são, qual cargo ocupam e quanto tempo estão na obra social. Contaram suas histórias e lembranças memoráveis dentro da Instituição, desde quando iniciaram até o presente momento. Todos estavam convencidos de que trabalhar no CEMIC é uma graça para suas vidas: ali crescem e contribuem para o crescimento da juventude.
Após esta apresentação, a senhora Marizilda, Coordenadora do Projeto Resgatando Vidas, em parceria com a Zona Azul, e o senhor Marcio Luiz, funcionário do setor RH fizeram uma explanação sobre a cidade de Lins, apresentando dados históricos e estatísticos, bem como pontos turísticos.
Na sequência, Regina, membro da Diretoria do CEMIC, educadora voluntária e sobrinha de uma FMA, apresentou um Jogral sobre a história da Instituição, juntamente com Maria Cristina, Assistente Social, e Ana Carolina, Educadora Social. Foi entregue à Irmã Paola, de presente, um envelope contendo os históricos.
Irmã Mirian Angélica Leopoldo dos Santos, Diretora do CEMIC, entregou para Irmã Paola uma lembrança confeccionada por Irmã Olga Torraca: uma toalha de crochê, amarela, representando os 50 anos de Profissão Religiosa que Irmã Paola está completando em 2024.
Por fim, Irmã Paola deixou uma mensagem para a comunidade educativa do CEMIC. Em sua mensagem, ela destacou que o CEMIC perpetua o amor ao próximo inspirado nas ações de Dom Bosco e que ali todos serão mais felizes e realizados se estiverem “juntos”. Disse também que pensando em outras instituições, ali encontrou um diferencial: uma equipe unida por amor à Instituição, e fez uma chamada para pensarem em como garantir a continuidade da Instituição mesmo que em algum momento não se tenha parcerias. Sugeriu que uma das Oficinas, a da Padaria, se transforme em um projeto de empreendedorismo, convertendo-se em fonte de renda para o CEMIC. Irmã Paola presenteou cada um dos participantes com uma medalha de Nossa Senhora Auxiliadora.
Para o CEMIC, foi um encontro memorável: «a representante da Madre Geral entre nós, e nos confirmando ser uma parte importante do Instituto aqui onde estamos», afirmou um dos colaboradores.

“Cativar! Tocar o coração!”: encontro com crianças e adolescentes da Obra

Na manhã do dia 14, Irmã Paola se encontrou com as turmas de 6 a 11 anos e 15-16 anos. O tema do encontro foi “Cativar! Tocar o coração!”. Os participantes cantaram, e um grupo dos pequenos se vestiu de personagens da história “O Pequeno Príncipe”. Ao final, Irmã Paula foi convidada a fazer uma foto com o grupo e deixar-lhes uma mensagem.
Irmã Paola agradeceu pela acolhida e disse que todos são verdadeiramente príncipes! «Cativar e amar são também um sentimento que precisamos cultivar uns para com os outros». A Visitadora disse que foi cativada pelas crianças e adolescentes e desejou que todos fossem protagonistas da própria vida. «Temos que prestar muita atenção nos educadores, e assim aprendemos a cativar e sermos cativados», afirmou Irmã Paola.
Em seguida, a Visitadora perguntou aos educandos se eles gostam de estar no CEMIC. A resposta foi um sim coletivo, e justificaram por que gostam das atividades, de matemática, de fazer teatro, de informática, educação física, de aprender sobre a Palavra de Deus e ter acesso à educação.
Por meio dos educadores, as crianças do CEMIC aprendem valores; esses valores os cativam e os motivam a buscarem um futuro melhor. Foi aí que Irmã Paola pediu uma salva de palmas aos educadores, porque transmitem os valores do bem. Irmã Paola convidou todos a serem crianças e adolescentes que amam as disciplinas, a participarem das atividades propostas por meio das Oficinas que ali são oferecidas, a fim de se preparem para serem pessoas que possam realizar seus sonhos. Disse aos educadores que todos devem ter sonhos na vida e, portanto, é necessário fazer a pergunta aos jovens: «Quais são seus sonhos?» Na sequência, Irmã Paola perguntou a eles. Um pouco tímidos, começaram a dar respostas: «estudar e aprimorar meus estudos e ter paz interior»; «conseguir realizar o meu sonho, só que ainda não defini qual sonho», foram duas das respostas.
«Nosso sonho, disse Irmã Paola, é encontrar a verdadeira felicidade, que é Deus, desenvolver valores para o bem e ser protagonistas de nossas vidas».
Alguns jovens fizeram perguntas à Irmã: «Como é viver na Itália? Qual o lugar mais bonito que conheceu?» E ela aproveitou da pergunta para dizer onde se encontra a beleza da vida!
Irmã Paola compartilhou: «Sou missionária há 27 anos e aqui estou pelo chamado de Deus. Aprendi um outro modo de viver com culturas diferentes, no sudeste asiático encontrei uma outra cultura e aprendi muito com eles, principalmente o calor humano, o sentir, o ouvir, tudo isso foi muito bom para mim e importante, pois me adaptei culturalmente. Visitei todo o Brasil, comecei em 2022 no Nordeste, Bahia, depois norte, indígenas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e várias outras cidades, e agora Lins. O Brasil é um país muito bonito, com suas diversidades, tem suas riquezas e por onde passei tem suas próprias culturas, costumes e diferenças, mas temos que amar nossa cultura, eu amo a minha e muito. Estou em Roma, e o Papa Francisco mora em Roma; ele ama muito os jovens, sua cultura e suas famílias. O Papa Francisco deixa aos jovens três palavras: iluminar, escutar e não ter medo».
Para completar esta visita, Irmã Paola brindou os presentes com uma canção chamada “Ciao, Ciao”, muito alegre e emocionante, que foi acompanhada pelas crianças com palmas.
Foi uma manhã repleta de surpresas e de um ensinamento próprio da Irmã Paola, com sua simplicidade e sua doçura.

Uma Feira para apresentar o projeto: encontro com mais um grupo de educandos

Este foi um momento muito esperado por crianças e jovens! Foi elaborada uma apresentação do Projeto em formato de uma Feira, e as crianças e adolescentes puderam apresentar tudo o que têm oportunidade de realizar no CEMIC.
Os educandos foram acompanhados por educadores e membros da Diretoria para situar no tempo como foi sendo conquistada cada parceria. Foram apresentadas as Oficinas e Projetos existentes para os jovens e crianças, como por exemplo: Brinquedoteca, Informática, projeto Oratório Alegria, projeto Diálogos, projeto Identità, Comunicação não-violenta, Artes Manuais, Padaria, Aprendiz, projeto Zona Azul, Musicalização, Ecologia, Articulação da Juventude Salesiana.
Irmã Paola, por sua vez, discorreu sobre o tema da gratidão.
«Gratidão por estarem aqui todos os dias, por pertencerem a esta instituição de amor. Os educadores desafiam vocês a conquistar o que querem e, assim, todos juntos crescem e realizam seus sonhos, pois todos têm um sonho de pelo menos buscar coisas melhores através do estudo e da valorização da vida. Estes projetos ofertados aos jovens é um caminho para o aprendizado e o crescimento de cada pessoa. Cada uma tem um talento que começa a se desenvolver aqui no CEMIC e vai expandindo para sua vida futura. Os valores, os talentos nos ajudam a sermos protagonistas de nossas próprias vidas: eu quero crescer, existir… cada pessoa é única. Abrir as mãos para aprender. Se fecharmos as mãos, não aprendemos nada».
E a Conselheira Geral continuou: «Hoje com as apresentações das Oficinas, aprendi muito e saio diferente e melhor do que entrei aqui. Parabenizo a cada um, pois vocês são respeitados como uma pessoa única. Os que se preparam para o mundo do trabalho, para serem aprendizes, perguntem-se: “O que Deus quer de mim?”. Aqui temos exemplos bons de educadores que foram – quando menores – jovens aprendizes, hoje estão trabalhando nesta Instituição, conquistando o sonho de muitos. Não deixem seus sonhos se apagarem e lutem para conquistarem seus espaços».
No final, Irmã Paola cantou uma música e foi acompanhada por todos em português e inglês: “Digo sim, digo sim, digo sim, Senhor”. E, na sequência, cantou “Ciao amigo, Ciao amigo”, e todos a acompanharam novamente no refrão.
A tarde foi maravilhosa, temperada por muito amor e dedicação por parte de todos. Não é difícil agradar uma pessoa tão exemplar e sábia como a Irmã Paola. Com certeza deixará muitas saudades em todos os corações. Já pedimos bis!

Ir. Paola encontra aprendizes e adultos do Projeto Resgatando Sonhos: uma parceria com a Zona Azul

Na noite de 14 de agosto, Irmã Paola encontrou-se com os jovens dos projetos: Projeto Aprendiz e Resgatando Sonhos, uma parceria com a Zona Azul.
Irmã Mirian Angélica – Diretora Presidente do CEMIC – fez os agradecimentos iniciais à Irmã Paola, aos membros da Diretoria do CEMIC e ex-atendidos que vieram prestigiá-la.
Cleiton – Coordenador do Projeto Aprendiz – fez uma explanação sobre o início do projeto, passando pela parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, com a criação de novos projetos designados de FAP – Funcionários Adolescentes na Prefeitura, até a criação de uma Lei específica para aprendizes – Lei 10.097 – que os ampara. Nesta época eram atendidos 30 adolescentes e jovens, atualmente são atendidos 120.
Para maior visibilidade e credibilidade do projeto foram firmadas parcerias na cidade com empresas públicas e privadas.
O CEMIC recebeu e recebe em sua trajetória grandes profissionais que hoje sentem muito orgulho de fazer parte e de ter contribuído para sua formação pessoal e profissional: Alisson frequentou o CEMIC desde os 4 até os 18 anos, aproveitou todos os ensinamentos para seu crescimento interior e profissional. Hoje em dia, ele trabalha numa empresa no setor de RH e está começando uma parceria com o CEMIC a fim de contratar Aprendizes na empresa que trabalha. Já Marcelo foi aprendiz nos anos 90 e começo de 2000. Ressaltou sua gratidão ao CEMIC e de como sentiu prazer em estudar. Hoje é dono de uma empresa de Informática.
Também a Coordenadora do Projeto Zona Azul, a senhora Marizilda deu o seu depoimento: «A Prefeitura de Lins, com a preocupação de melhorar o trânsito em nossa cidade e a geração de emprego, fez parceria com o CEMIC que, naquele momento, já era parceiro com o projeto Aprendiz. Assim em 1998 nasce Zona Azul – Resgatando Sonhos em parceria com o CEMIC. O CEMIC ficou responsável pela parte humana do projeto».
«Este projeto Resgatando Sonhos abre um espaço para o social e a inserção de novos valores como, por exemplo, cursos ministrados aos trabalhadores: padaria, manicure, computação e empreendedorismo, e não podemos deixar de lado o trabalho com o psicológico: palestras sobre saúde, educação financeira, comportamento e violência contra a mulher, tudo isso com grandes gratificações aos trabalhadores».
«Em 2023 comemorou-se 25 anos de Parceria Zona Azul-Resgatando Sonhos. No vídeo dessa comemoração, o atual prefeito deixou claro o compromisso em continuar com o Projeto, pois organiza e disciplina o estacionamento rotativo na área central e ao mesmo tempo a embeleza visualmente. Durante todos estes anos, a preocupação vai além de entregar um serviço eficiente para a cidade, mas dar condições humanas e incentivá-los a não desistirem de seus sonhos e projetos de vida buscando a inserção em novos trabalhos».
Os aprendizes homenagearam Irmã Paola com a música “Garota de Ipanema” e um poema declamado por Richarlison. Este jovem pesquisou a vida de Irmã Paola e a transformou em um poema.
A Visitadora agradeceu a todos pelo carinho e por estar entre os jovens em formação cristã e profissional, agradeceu também a Deus pelas parcerias e às Irmãs Salesianas pela hospitalidade.
É um orgulho para todos, pois o CEMIC recebe todo amor e carinho, e é recíproco. O carisma salesiano promove os jovens, e com os parceiros, as Filhas de Maria Auxiliadora sonham um futuro melhor.
Conhecer Irmã Paola foi para todos gratificante e especial, estar ao seu lado foi inspirador. A comunidade educativa do CEMIC mais uma vez agradece a Deus e ao Instituto por ter oportunizado a visita de uma pessoa tão espiritual e iluminada. Agradece também à Irmã Paola por todo ensinamento e dedicação, e pede que Deus a abençoe em toda sua caminhada e continue firme nesta missão tão honrosa!